Usar inversores centrais ou string no mercado de geração centralizada?
Em abril de 2022, o Brasil ultrapassou 15 GW de energia solar instalada, com 5 GW sendo geradas em usinas de geração centralizada. Nestas usinas, os inversores mais representados são de topologia central, contando com 65% do volume acumulado sob contrato até março de 2022. No entanto, os inversores string ganharam muito espaço. A sua participação avançou de 10% em 2019 para 38% em 2021, com um pequeno decréscimo em 2022 para 35%, de acordo com pesquisa Greener. Dos novos contratos fechados em 2021/2022, cerca de 39% foram de topologia string, comparado com 66% do ano anterior.
Para os desenvolvedores de projetos de geração centralizada, a grande questão é: em que tipos de projetos faz sentido usar um inversor central ou um inversor string? Como fazer uma decisão informada e isenta?
Neste pv magazine Webinar, vamos comparar as tecnologias de inversores centrais e string da TBEA para usinas de geração centralizada e investigar quando faz sentido usar cada tipo de tecnologia. A empresa Chinesa de inversores tem as duas tipologias de inversores no seu portfólio e diz-se assim em posição para apresentar uma comparação não tendenciosa. Diogo Pugas, engenheiro líder de aplicações para a América Latina na TBEA, apresentará um caso de estudo numa planta de 90 MWac equipada com os mesmos seguidores e módulos, mas com diferentes inversores da TBEA, o inversor central TC3400KF contra o seu inversor string TS228KTL-HV. A discussão também incluirá um contraste entre CAPEX e OPEX para as duas tipologias e uma detalhada comparação econômica.
Conteúdo do pv magazine Webinar:
- Comparação entre tecnologias de inversores centrais e string
- Caso de estudo
- CAPEX e OPEX para as duas topologias
- Análise econômica
- O potencial de combinar inversor central com baterias de armazenamento de energia
- Perguntas e Respostas
As perguntas podem ser submetidas antes ou durante o webinar através de uma janela de chat. Lívia Neves e Beatriz Santos da pv magazine serão os moderadores deste webinar.
A inscrição para este pv magazine Webinar é gratuita.